-
Arquitetos: Taller David Dana
- Área: 1817 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:César Belio, César Béjar
-
Fabricantes: Adobe Creative Cloud, AutoDesk, Cemex, Grupo Arca, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área tranquila, mas urbana, no limite oeste da Cidade do México, a Casa Madre é uma residência unifamiliar que esculpe o terreno inclinado com volumes de concreto escalonados. O projeto emerge do terreno e é cercado por árvores locais e construções vizinhas, criando um leve contraste entre o verde e a paleta de cinzas da fachada.
Esta habitação de cinco andares foi projetada em um layout descendente, criando um conjunto de terraços e balanços que respondem à topografia do local. Da rua mais alta, a casa registra-se como uma residência térrea onde a cobertura parece fundir-se com a paisagem; mas do nível inferior, todos os cinco níveis podem ser avistados pelos convidados.
O acesso principal se dá pelo pavimento superior, considerado o coração do projeto por abrigar as áreas públicas e se comunicar com o restante da residência. No interior, uma sala de estar e jantar em plano aberto apresenta tetos de altura dupla combinados com vigas de concreto e madeira. Atrás destes espaços, a zona da cozinha destaca-se por uma grande ilha em mármore escuro e uma vitrina de vidro.
Na frente, grandes janelas giratórias abrem-se para o terraço, criando uma relação interior-exterior, e enquadram as vistas para a envolvente e para o horizonte da cidade. No exterior, o utilizador pode percorrer o caminho descendente até aos restantes níveis, rodeado pelo desenho paisagístico e pela arquitectura. Do exterior, a residência tem um caráter brutalista mas requintado tendo o concreto aparente como material principal, aproveitado pelas suas propriedades estruturais e versatilidade. Para as paredes internas foi utilizado um reboco de microcimento para suavizar a rugosidade do concreto, combinado com elementos de madeira e pisos de travertino que juntos configuram um ambiente aconchegante e caloroso para abraçar o usuário.
No térreo, os espaços privados contêm a sala da família, os quartos das crianças e o quarto principal. Esta área comum integra uma estante do chão ao teto e uma grande janela aberta para um pátio interior coberto por uma vegetação exuberante. Este nível é decorado com móveis sob medida, combinados com curadoria de arte e decoração, com destaque para uma escrivaninha de madeira e um círculo de mármore escuro.
Na parte inferior, as comodidades são configuradas sob a estrutura em balanço do quarto principal; e contempla um bar, uma esplanada, uma sala de jantar e uma piscina. Este nível proporciona um espaço de encontro entre o apartamento de hóspedes e o resto da casa.